Thursday, September 21, 2006

"So Long Sweet Summer"

É tempo de dizer adeus, mesmo que por meses, ao Verão.
É tempo de dizer adeus aos fins de semana na praia, ao "calor que mata" (como dizia há dias uma repórter), às noites agradáveis, com aquele bafo quente e aconchegante. Despedimo-nos dos amores de verão, daquela rapariga bem bonita, que se passeava na piscina, de biquini, como se todo o mundo a estivesse a observar.

Por outro lado, este é o início das preocupações, dos estudos, o regresso ao stress habitual. É também recomeçar as aulas, em sítios novos ou no sítio do costume.
A vida regressa ao seu compasso normal. As ruas voltam a estar repletas de formiguinhas, que se deslocam, para o trabalho. O trânsito volta a entupir todas as artérias da cidade, como colesterol no corpo humano. Os assaltos, violações e mortes voltam ao seu ritmo comum. E as televisões (esses Lordes da informação), voltam a encher o seu horário com as histórias do costume, como a maior abóbora do mundo ou quem consegue atirar o seu telemóvel (neste caso tijolo) mais longe. Há ainda algumas estações que preferem dar-nos histórias de pseudo misericórdia, que já cansaram toda a gente.

E é assim que tudo recomeça, neste país que esteve encerrado para férias.

2 comments:

Andorinha said...

O verão acabou, mas acredito que o sentimento fica sempre dentro de nós, apesar do stress do dia a dia. Se te estiveres a sentir particularmente mal, pensa no verão e na alegria que lhe é inerente. É sempre bom.
*

andré said...

Devo-me ter explicado mal; embora seja verdade, que tenho pena que o verão tenha acabado, não é isso que mais me inquieta. O que mais me impressiona é que durante os três ou quatro meses de verão as pessoas se esqueçam de tudo, principalmente dos outros. Só por haver sol (o astro, não o jornal) não quer dizer que o país entre de férias para tudo. Ou pelo menos é o que eu acho...