Wednesday, August 16, 2006

Lisbon (Re) Revisited

Parece que rebentou uma bomba na cidade e os únicos sobreviventes são os velhotes e os turistas. Lisboa está deserta. O que mais me espanta é que não consigo descobrir um (único) portuguesinho/a que ande a visitar a cidade, a conhecer um pouco melhor a sua história, o porquê de aquele lugar estranho ter determinado nome. Não interessa, não é? Pensamos que temos sempre tempo e deixamos para último o que nos é mais próximo.
O português (o típico, claro!) prefere passar um dia na praia da Costa da Caparica. Sim, essa praia com um vento que parece a irmã mais velha do Katrina, com uma água adequada para pinguins e com tão poucas pessoas, tão desconhecida que é preciso andar à pancada para arranjar um lugar só para pôr o chapéu (sim, porque para estender a toalha é preciso trazer uma arma e, se possível, o rottweiler). Por amor da entidade em que acreditam, se é que acreditam em alguma, façam alguma coisa sem ser trabalhar para o bronze.
Se ficam em Lisboa, aproveitem, visitem a cidade. Deixem o carro em casa, porque afinal o País está em crise, o fumo faz mal ao ambiente e a viatura também precisa dumas férias. Entretanto, conheçam a cidade, visitem os museus, o Castelo de S. Jorge (grátis para os residentes na cidade de Lisboa) ou façam um passeio pela parte velha da cidade. Qualquer coisa. Mas, como diz alguém que conheço, cultivem-se, minha gente!
Abraços



"Outra vez te revejo,
Cidade da minha infância pavorosamente perdida...
Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui... "

Lisbon Revisited, Fernando Pessoa

1 comment:

Andorinha said...

Finalmente alguem com juizo na cabeça!! Realmente existe algo mais em Portugal do que praia, praia e mais...praia!
Vim de ferias e encontrei aqui duas postas novas, de que gostei e importante: fazem sentido.
Diz qualquer coisa amigo, já tou em lx, vamos la beber um bom do cafezinho e socializar e trocar experiencias! =p
beijo*